Setenta e Sete anos do teu avô!

 Oi minha filha amada do meu coração.

Hoje é dia vinte e três de julho.

Sabes que dia é hoje?

Hoje é o dia em que nasceu o teu avô, meu pai.

E se ele estivesse vivo hoje ele estaria completando setenta e sete anos.

Já fazem alguns anos que ele se foi...

E infelizmente eu e ele nunca tivemos a mesma relação que eu tenho contigo.

Não que ele não me amasse, não que eu e ele não fossemos amigos.

Só era uma relação diferente.

Acho que até mesmo por que eram épocas diferentes.

Quando eu nasci o teu avô tinha apenas vinte e seis anos.

Era muito jovem,

E pela profissão dele ele passava a maior parte do tempo viajando e assim não ficamos muito tempo junto quando eu era criança.

Então diferente de nós dois, eu e ele não tivemos nossas brincadeiras, nossos livros, nossas séries e desenhos animados e muitas outras coisas, já que por ele estar quase sempre viajando nos passávamos muito tempo  distantes.

Hoje pensei nele com saudade e lembrei das coisas que ele fazia para agradar eu e tuas tias.

Teu avó não era uma homem de brincadeiras como o pai, mas gostava de contar histórias para assustar eu e tuas tias....risos.

Lembro também que ele amava o mar e sempre que íamos para praia ele ia cantando uma música que eu lembro até hoje passados tantos e tantos anos, e a música era assim:

Pegue sua esteira e seu chapéu, vamos para a praia que o sol já vem, tchururururu...risos.

Quando íamos viajar ele sempre ia fazendo brincadeiras e dizendo palavras bobinhas para fazer eu e minhas irmãs darem risada, tipo lá atrás daquele morro tem um pé de jiriri todo vez que eu passo ali me da vontade de fazer xixi....risos.

A gente morria dando risadas.

E quando a gente perguntava, paie falta muito , ele sempre dizia, não, é ali atrás daquele morro...risos.

Só que passavam morros e morros e mais morros e a gente nunca chegava....risos.

Lembro das paradas para comer mandolates e puxa puxa na volta da praia.

Lembro das brincadeiras no mar onde ele nos pegava e jogava por cima das ondas.

Lembro das idas ao jardim zoológico onde ele nos levou por várias vezes.

Lembro que uma vez, e agora você vai dar risada, ele fez um " programa de índio" e nos levou no estádio do grêmio para ver um show de um grupo que eu e minhas irmãs amavam que se chamava Menudo.

E até hoje eu lembro que naquele dia, naquele estádio cheio de gente, com milhões de pessoas , fotógrafos, era um dia em que iam trocar um integrante do grupo que se chamava Charlie e entraria outro integrante que se chamava Rick.

E sabe quem era esse Rick? Era o Rick Martin, um cantor que depois cresceu e ficou mega famoso e nos vimos ele com quatorze ou quinze anos em uma de suas primeiras apresentações, e isso graças a coragem do meu pai em fazer essa "indiada" e levar os filhos para ver o Menudo na cidade em que morávamos.

Ah ele nos levava no cinema, lembro disso também, e lembro que tua tia, que na época tinha uns seis , sete anos, perguntava, paie dá pra acender a luz , e todo mundo no cinema começava a dar risadas....risos.

Um dos filmes que lembro que assisti com ele e minha irmã no cinema Rey, foi um filme que olhei contigo e tu amou e se chama : ET o extra terrestre.

Teu avô era um homem forte, bonito, tinha o cabelo preto, era parecido com o pai, não sei se tu lembras dele.

Por isso hoje resolvi escrever aqui sobre ele para que algum dia acaso tua leia, tu saibas quem ele foi e um pouco da história dele.

O nome do teu avô foi inspirado em Heródes, mas como não gostavam ou não sabiam como pronunciar, chamavam ele de Luiz ou de Lelo.

Ele nasceu em um lugar muito pobre e desde pequeno, segundo ele me contava, foi para a floresta para trabalhar como lenhador junto com o pai e os outros irmãos.

Naquela época era comum as famílias terem muitos filhos e, se não me engano, teu avó tinha seis ou sete irmãos.

E como eram uma família muito grande e muito pobre tinham que trabalhar muito desde muito cedo para poderem ter seu sustento.

Eu e ele nunca conversamos muito sobre isso e agora aqui escrevendo fiquei pensando que sei muito pouca coisa sobre o passado dele.

Sei que ele era lenhador, sei que morava em uma cidade do interior onde fazia muito frio .

E quando digo muito frio estou falando de temperaturas muito abaixo de zero.

Então fiquei imaginando como devia ser uma vida dura.

Sei que com uns quinze anos ele foi para outra cidade para procurar emprego e ter uma vida melhor, e nessa cidade trabalhou como garçom por alguns anos.

Sei também que depois de algum tempo ele foi para uma cidade grande e começou a trabalhar como vendedor e a partir daí a vida começou a sorrir para ele.

Conheceu a tua avó, então eu nasci e depois nasceram minhas irmãs e então viemos morar na cidade em que moramos hoje.

Hoje sinto saudade dele e gostaria que ele estivesse aqui para gente poder comemorar.

Ele gostava de fazer churrasco, e fazia um dos melhores, senão o melhor xixo que já comi na vida.

Nem sei se você sabe o que é um xido, mas é uma espécie de churrasco feito em um espeto onde se coloca carne de porco, gado, frango, cebola, tomate, coração de frango, pimentão, e vai se assando tudo isso junto até ficar assado como em um churrasco.

Ah e ele era mestre me fazer doces.

Fazia um sagu e um arroz doce maravilhosos.

Adorava olhar novela e ficava deitado de pantufas olhando novela, mesmo quando a gente estava viajando e estava hospedado em algum hotel e os outros viajantes ficavam dando risada e ele mesmo se matava rindo e dizia: vou lá colocar minha pantufa e olhar minha novelinha.

Ele também adorava carros e foi uma das pessoas que mais limpava o carro que eu já conheci.

Quando a gente entrava no carro dele, parecia que o carro tinha acabado de deixar a concessionária.

Gremista e adorador de futebol fanático, adorava ficar horas e horas vendo qualquer jogo que estivesse dando na televisão.... Mesmo que fosse um jogo da terceira divisão do campeonato paulista...risos.

Agora escrevendo e lembrando disso eu estou dando risadas...

Outro dia eu escrevo mais e te conto mais sobre ele.

Por enquanto eu só gostaria de desejar um feliz aniversário para ele, onde quer que ele esteja, e dizer : pai eu te amo! Sinto saudades!

Te amo minha filha♥





















Comentários