Saber dividir!

Tento mostrar para Carolina que a vida não é sempre bela.Às vezes é! Mas nem sempre. Infelizmente existe muita pobreza neste mundo. Assim, estou sempre tentando ensinar ela à dividir os brinquedos, a dar valor à comida que temos na mesa, ou as roupas boas que graças à Deus usamos. E acho que às vezes ela até entende. Às vezes infelizmente não, pois é muito pequena.Mas em outras ocasiões ela fica triste e parece compreender que infelizmente existe gente muito menos afortunada que ela. Que não tem comida, e nem uma roupinha quentinha para usar no inverno. Então eu estou vestindo ela e coloco um blusão ou uma jaqueta e digo para ela que a gente tem que separar roupinhas dela para doar, porque os pobres não tem roupas para vestir, e ela balança a cabeça concordando, com uma carinha estranha.Ás vezes separamos também brinquedos dela para doar para pessoas carentes, e então ela diz com uma expressão triste no rosto:-Ah pai, é para os pobrezinhos né? Que moram no lixão!E aí ela fica falando bobagenzinhas da cabeça dela de criança: eles não tem kinder ovo né pai? não tem cobertor quentinho, não tem pizza para comer, a gente tem que ajudar eles prá comprar! E eu concordo, e digo para ela que temos mesmo que ajudar estas pessoas. Sei que kinder ovo não é essencial, mas na cabeça da Carol talvez seja, e acho bonito o fato dela querer ajudar os outros a terem algo que ela acha importante prá ela.Acredito que isso seja crucial nesta fase da infância. Saber dividir, saber doar, ajudar aquele que tem menos. Assim tenho certeza que no futuro ela será um adulto melhor, e dará valor a esta situação, mesmo tendo muitos brinquedos, roupas, comida, etc. Pois desde pequena vai entender que vivemos em um mundo onde poucos tem muito e muitos, a grande maioria, não tem ao menos um prato de comida na mesa ou uma roupa quente para se aquecer no inverno.

Comentários